quinta-feira, 13 de maio de 2010

Racismo

.
A publicidade retrata em seus apelos uma tendência de comportamento ou pensamento da sociedade. Ela sempre está alinhada com a maneira de pensar, comunicar, comparar e com as preferências das pessoas. A propaganda reforça muitas vezes os estereótipos, mesmo os mais negativos. Olhando alguns dos anúncios norte americanos do passado, dá pra ver como o racismo era escancarado na sociedade e chegava ao nível da crueldade como por exemplo nesse, onde um fabricante de sabonetes anuncia a qualidade de limpeza de seu produto colocando duas meninas uma de frente para a outra. A menina branca (bem vestida e calçada) pergunta para a negra (descalça e com roupas surradas) "Porque sua mãe não lavou você com o sabão Fairy Soap?" Esse apelo é nojento. A idéia parecia inocente, porque uma criança pode falar coisas imprevisíveis, mas saindo da mente de um publicitário alcança proporções inaceitáveis. Só faltou dizer que preto é sujo e branco é limpo, o que é totalmente ilógico.
No outro anúncio se vê um índio dizendo: "Minha pele é escura, mas meu coração é branco." No último, a azeitona da empada, "4 entre 5 homens querem Oxfords... Imagine qual é o homem que não quer essa maldita camisa?Enfim, será que ainda hoje não tem muita mensagem absurda sendo anunciada por aí? Fique ligado para não ser manipulado.

Rogério Sorvillo






Nenhum comentário:

Postar um comentário