.
A publicidade retrata em seus apelos uma tendência de comportamento ou pensamento da sociedade. Ela sempre está alinhada com a maneira de pensar, comunicar, comparar e com as preferências das pessoas. A propaganda reforça muitas vezes os estereótipos, mesmo os mais negativos. Olhando alguns dos anúncios norte americanos do passado, dá pra ver como o racismo era escancarado na sociedade e chegava ao nível da crueldade como por exemplo nesse, onde um fabricante de sabonetes anuncia a qualidade de limpeza de seu produto colocando duas meninas uma de frente para a outra. A menina branca (bem vestida e calçada) pergunta para a negra (descalça e com roupas surradas) "Porque sua mãe não lavou você com o sabão Fairy Soap?" Esse apelo é nojento. A idéia parecia inocente, porque uma criança pode falar coisas imprevisíveis, mas saindo da mente de um publicitário alcança proporções inaceitáveis. Só faltou dizer que preto é sujo e branco é limpo, o que é totalmente ilógico.
No outro anúncio se vê um índio dizendo: "Minha pele é escura, mas meu coração é branco." No último, a azeitona da empada, "4 entre 5 homens querem Oxfords... Imagine qual é o homem que não quer essa maldita camisa?Enfim, será que ainda hoje não tem muita mensagem absurda sendo anunciada por aí? Fique ligado para não ser manipulado.
No outro anúncio se vê um índio dizendo: "Minha pele é escura, mas meu coração é branco." No último, a azeitona da empada, "4 entre 5 homens querem Oxfords... Imagine qual é o homem que não quer essa maldita camisa?Enfim, será que ainda hoje não tem muita mensagem absurda sendo anunciada por aí? Fique ligado para não ser manipulado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário