quarta-feira, 28 de julho de 2010

A conquista da Espanha

.


. Pela Primeira Vez

Dia 11 de julho de 2010 ficará marcado para os espanhois, para a África e para o futebol. A seleção da Espanha consegue, pela primeira vez na sua história, o título de uma copa.
Foi um título justo. A equipe apresentava o melhor futebol, o futebol ofensivo; diferentemente das outras seleções, como Alemanha (considerada por todos a favorita) e Portugal (que tem Cristiano Ronaldo como referência). Essas duas seleções foram eliminadas pela Espanha na fase eliminatória. O grupo estava muito unido e entrosado, errando poucos passes, sempre ficando com a maior posse de bola; o que dificultava a marcação adversária, que obviamente não conseguia atacar.
Esse estilo de jogo eu nunca tinha visto antes, e ficou conhecido com futebol arte, o futebol bonito. Quando ouvi essa expressão pensei que era aquele futebol de dribles e muita habilidade, que por sinal nossa seleção faz muito bem; ou fazia, até ser eliminada nesta copa com um futebol feio e sem graça. Enfim... os espanhois mostraram o verdadeiro futebol arte: a ofensividade constante e o bom toque de bola, que, se reparássemos com atenção, todos os jogadores quando recebiam a bola, dominavam e tocavam para o companheiro que estava mais próximo. Simples e objetivo.
Se o time é bom dentro de campo, alguém o organizou fora dele. Isso é trabalho do treinador, que na seleção espanhola é Vicente Del Bosque. Responsável pelo esquema tático, posicionamento, aprimoramento do estilo de jogo, e claro, de pôr o time certo para jogar, ficando com a fama de ter o melhor meio-de-campo do mundo. Agora, depois desta conquista, está sendo considerado por todos como melhor equipe do mundo.
Parabéns a Espanha por seu primeiro título, sendo superior a quase duzentos países que lutaram para chegar ao torneio. E a Holanda, vice-campeã, que fez uma boa campanha, representando muito bem o seu país. Agora, só resta esperar 2014!


Jáder Miguel
Aluno do 9ºano da EAFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário